Maternidade Lourdes Nogueira celebra cuidado e reconhecimento aos fisioterapeutas

18 de outubro de 2024

Confira também as nossas redes sociais:

Nesta semana, a Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN), gerenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), comemorou o Dia do Fisioterapeuta com uma ação especial, que consistiu em sessões de massagem e ventosaterapia para os 14 fisioterapeutas que atuam na unidade. A ideia foi reforçar a importância do autocuidado e valorizar esses profissionais essenciais na rotina da maternidade.

Mayara Ellen de Jesus Agripino, referência técnica de Fisioterapia na MMLN, afirma que a importância do evento foi promover relaxamento e momentos de cuidado para aqueles que estão sempre dedicados a cuidar dos outros.

“A fisioterapia é conhecida por cuidar, por reabilitar e por se doar. Então, pensamos em proporcionar um momento em que os nossos profissionais pudessem ser cuidados, recebendo atenção, relaxamento e reconhecimento pelo trabalho de excelência que realizam aqui na maternidade,” acrescenta a RT.

Atuação

O papel do fisioterapeuta na maternidade é fundamental e se estende a diversas áreas. “O fisioterapeuta atua em diferentes frentes na maternidade, desde a sala de parto até o cuidado com recém-nascidos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo). Nós acompanhamos as gestantes desde a chegada, prestando suporte durante o parto, e continuamos esse atendimento no pós-parto, ajudando as mães a se recuperarem e retomarem suas funções com orientações práticas para quando voltam para casa”, detalha Mayara.

Além de apoiar as gestantes, a equipe de fisioterapia também cuida dos recém-nascidos que necessitam de suporte respiratório e motora nas Utins, garantindo um tratamento especializado que favorece o desenvolvimento e a recuperação dos bebês.

A fisioterapia, portanto, se destaca como uma área essencial no atendimento integral oferecido pela Maternidade Lourdes Nogueira. Através do cuidado com mães e bebês, os profissionais contribuem para que as pacientes se recuperem de forma mais eficiente, promovendo bem-estar e qualidade de vida.