O Instituto foi fundado na Bahia com apenas 6 pessoas e, atualmente, possui mais de 15 mil colaboradores espalhados pelo Brasil.
O ano é de celebração para o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), que completa 15 anos, no dia 05 de novembro. Fundada em 2009, a organização social reúne ao longo dos anos uma trajetória de sucesso. Com mais de 15 mil colaboradores e presente em mais de 120 unidades de saúde, de diferentes portes, como hospitais, maternidades e pronto-atendimentos, em capitais e cidades do interior. Se destaca pela atuação em estados como Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Alagoas e Sergipe. Entre os destaques estão a UPA Brotas (Salvador), o Hospital Dia Santo Amaro (SP), o Hospital Municipal de Guarapiranga (SP), a Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, em Aracaju (SE), entre outros. O Instituto se destaca pelo trabalho humanizado e implantação de tecnologias para uma saúde pública cada vez mais eficaz.
Focado em pesquisas e inovações de práticas tecnológicas para gestão pública e operação de unidades de saúde no Brasil, o INTS desenvolve, customiza e implanta sistemas completos e robustos para operação e gestão, que englobam desde a área de pré-atendimento do cidadão, cadastro e navegação dentro da unidade de saúde, até o gerenciamento total do mesmo pela Central de Regulação, Secretaria de Saúde e Gabinete do Prefeito. Alguns exemplos de recursos tecnológicos estão, atendente virtual para colaboradores, uso de inteligência artificial para auxílio de diagnósticos, consultas por telemedicina, unidades assistenciais informatizadas, uso de tablets para agentes comunitários de saúde e registro digital beira leito.
O Instituto oferece também implantação e desenvolvimento de sistemas integração para gerenciamento e operação da área pública, consultoria e implementação de BI (Business Inteligence) e BA (Business Analytics). Atuante em municípios de diferentes regiões do Brasil, destaca-se também pelas ações de promoção à saúde com projetos itinerantes através do Instituto de Responsabilidade Social (IRSI), a exemplo do ‘Cuidando de Quem Cuida’ (BA), ‘Saúde Vascular (SP), Telemedicina (SP) e Mãe Aracaju (SE), que oferecem à população exames gratuitos como densitometria óssea, eletrocardiograma, mamografia digital, monitoramento holter, teste ergométrico, entre outros.
Além da gestão de unidades, gerenciamento de profissionais de saúde e desenvolvimento tecnológico, o INTS também se destaca em outras iniciativas. A intervenção Assistida por Animais (IAA), por exemplo, é um dos marcos da gestão INTS. Uma intervenção estruturada e orientada que incorpora animais com o propósito de obter benefícios terapêuticos para os seres humanos no âmbito da saúde, educação e em organizações sociais. Já foi implantada em unidades de Salvador e de São Paulo. Todas as visitas seguem as regras de segurança preconizadas pela Comissão de Humanização e pelo SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar).
As cirurgias pediátricas com humanização também reforçam a gestão diferenciada do Instituto. No Hospital Dia Cidade Ademar (SP), foi lançado o projeto “Pequenos Heróis”, tornando o momento da cirurgia mais acolhedor para as crianças que enfrentam procedimentos cirúrgicos. Entendendo que a cirurgia pode ser uma situação assustadora para as crianças e seus pais, o projeto foi lançado com uma abordagem humanizada e lúdica para transformar a experiência. Durante todo o processo, as crianças são convidadas a se tornarem verdadeiros heróis, com fantasias especiais e capas que simbolizam sua força e bravura.
Certificações e Premiações
O INTS tem amplo reconhecimento na área, com certificação ISO 9001 e Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) devido à atuação há mais de uma década. Conquistou o selo de Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação) para 11 unidades gerenciadas pelo Instituto e segue investindo em melhorias para que novos equipamentos também sejam acreditados. A ONA é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.
Neste ano de 2024, também foi contemplado no 1º lugar do Prêmio Júlia Lima, com a apresentação do Projeto “I Love Mama”. Uma iniciativa que visa reduzir o tempo de espera das pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Dia Santo Amaro, focando na otimização do diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. Além da premiação, o INTS apresentou 16 trabalhos científicos, evidenciando seu compromisso com a inovação e a qualidade na assistência à saúde.
Comemoração aos 15 anos
Para celebrar os 15 anos do Instituto, foi produzido um livro para contar a sua história, marcada por muitas conquistas e desafios. Foram nove meses para a produção do livro INTS 15 ANOS: Do Sonho ao Legado para a Saúde Pública Brasileira. Para o levantamento do conteúdo, mais de 20 pessoas foram entrevistadas, entre gestores e colaboradores. Pessoas que fazem parte do time e possuem relatos e vivências surpreendentes. O lançamento do livro será realizado em Salvador (25) e em São Paulo (26). Para saber mais sobre os 15 anos do Instituto, acesse: https://ints.org.br/15-anos/