Intuito foi promover a saúde masculina e a importância da prevenção, incentivando odiagnóstico precoce da doença
A AMA/UBS Vila Império I promoveu, no dia 21 de novembro, uma roda de conversa que contou com a participação de 15 homens, todos com idades acima de 45 anos. Seu objetivo foi promover a saúde masculina e destacar a importância da prevenção, incentivando o diagnóstico precoce da doença. A atividade foi conduzida pelo médico Gabriel Medeiros, com o apoio da equipe multidisciplinar da unidade, que colaborou com orientações complementares sobre a saúde masculina.
Durante a roda de conversa, os participantes puderam tirar dúvidas sobre os principais sintomas do câncer de próstata e aprender sobre os exames de rastreamento recomendados, como o toque retal e o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico). Greice Lucia Oliveira Silva, nutricionista da unidade, ressaltou que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens
no Brasil. Sendo assim, a realização de ações como essa é fundamental para sensibilizar a população masculina sobre a importância de cuidar da saúde e para combater o preconceito em relação ao exame de rastreamento. “Infelizmente, muitos homens só recebem o diagnóstico da doença em estágios mais avançados, o que dificulta o tratamento. Campanhas de conscientização e prevenção, como o Novembro Azul, desempenham um papel crucial no diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura”, afirmou.