Centro de Saúde Infantil de Itaquaquecetuba quintuplica atendimento médico

22 de novembro de 2024

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UPA Cauby também triplicou o numero de atendimento, conforme as metas estipuladas contratualmente

O Centro de Saúde Infantil 24 horas (CSI) de Itaquaquecetuba, unidade da Secretaria Municipal de Saúde, gerenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), realizou, nos últimos dez meses, cinco vezes mais atendimentos que o pactuado em contrato de gestão. Também a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), inaugurado em meados de maio deste ano, justamente para absorver a demanda extra esperada em virtude da epidemia de dengue e à sazonalidade das doenças respiratórias, também teve os atendimentos estipulados em metas contratuais triplicados.

“Tivemos o cuidado em nos preparar para o momento. Assim, a ‘upinha’ foi um importante suporte aos atendimentos dos Centros de Saúde, com o cenário da epidemia da dengue e em virtude do tempo mais seco. Acabou desempenhando um papel fundamental para desafogar as portas de entrada destas unidades, com o aumento da demanda por síndromes respiratórias, garantindo maior conforto médico aos pacientes”, destacou Ana Patrícia, diretora geral do contrato de atendimentos de Itaquaquecetuba.

Com uma meta mensal de 2.058 atendimentos (totalizando 20.580 em dez meses), o CSI realizou um total de 111.665 atendimentos de janeiro a outubro de 2024, ou seja, superou a meta em mais de cinco vezes. A UPA, por sua vez, com meta de 6.174 atendimentos por mês (num total de 61.740 em dez meses), realizou, de janeiro a outubro, 195.557 atendimentos.

A implementação da UPA e sua capacidade de atendimento, garantiu que o Centro de Saúde 24 horas (CS) mantivesse sua meta de atendimento (18.521 atendimentos, que totalizam 185.210 nos dez meses).