INTS adota contratação digital para modernizar e agilizar admissões

29 de novembro de 2024

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O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) está implementando um novo processo de contratação digital, com o objetivo de tornar as admissões mais rápidas, práticas e sustentáveis. A iniciativa, que já está em funcionamento no Hospital de Guarapiranga e em fase de implantação no Hospital de Brotas, busca reduzir a burocracia, eliminar o uso excessivo de papel e garantir maior segurança das informações, beneficiando tanto os novos colaboradores quanto as equipes de Recursos Humanos (RH) e Departamento Pessoal (DP).

O processo de admissão digital simplifica a jornada do candidato e dos setores envolvidos. Após a aprovação no processo seletivo, o candidato recebe um link por e-mail ou mensagem para acessar o sistema de admissão. Por meio dele, o colaborador pode preencher seus dados, anexar os documentos necessários e realizar a assinatura digital de contratos e formulários. A equipe de RH valida as informações diretamente na plataforma, otimizando ajustes quando necessários.
A digitalização do processo de admissão traz uma economia significativa de tempo. Enquanto o modelo tradicional pode levar dias devido à entrega presencial de documentos e assinatura física. O digital permite concluir o processo em poucas horas ou até em um dia, dependendo da agilidade do candidato em fornecer as informações e documentos. Segundo estimativas, o tempo necessário para a admissão deve ser reduzido em até 40%.

Segundo o Diretor de TI, Luciano Lemos, o processo digital só traz melhorias. “O principal ganho é a integração com o RM/TOTVS/folha e o ganho de produtividade devido à redução do tempo de execução do processo. Nos deparamos com alguns desafios dada às peculiaridades inerentes a cada região onde temos unidades. Estamos programando, em alinhamento com a gerência DP, implantar até novembro de 2025 nas demais unidades do INTS. Para isso, estamos contando com forte apoio da gerência de TI e da equipe de sistemas da TI.”

O INTS planeja expandir a contratação digital para todas as unidades sob sua gestão. Com o avanço da tecnologia e a experiência positiva nas primeiras implantações, a expectativa é que, em breve, todos os novos colaboradores sejam admitidos de maneira 100% digital, reforçando o compromisso da instituição com a inovação e a eficiência nos processos internos.

Essa modernização reflete não apenas uma adaptação às tendências tecnológicas, mas também o cuidado com a experiência dos colaboradores e a sustentabilidade, reduzindo o impacto ambiental com o uso de menos papel.