Mais de vinte crianças e adolescentes participaram da dinâmica e refletiram sobre o impacto do racismo no cotidiano de pessoas pretas.
A equipe da UBS Vila Aparecida realizou, na última semana, uma iniciativa de conscientização sobre o racismo no Centro da Criança e Adolescente Afago, em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A ação ocorreu em dois períodos, contando com a presença de 15 crianças e adolescentes pela manhã e outros 9 no período da tarde.
A atividade incluiu um jogo de tabuleiro que, de maneira lúdica, aborda situações de racismo comumente enfrentadas por pessoas pretas no seu dia a dia. Em seguida, as crianças participaram de uma roda de conversa, onde compartilharam experiências e discutiram formas de combater o racismo.
“Decidimos tratar do assunto por entender sua importância no fortalecimento de uma população que ainda é jovem e, em sua maioria, preta. A comunidade negra precisa ser acolhida em suas demandas e tratada com a equidade necessária”, comenta Aline Abreu, assistente de gerente na UBS Vila Aparecida e uma das responsáveis pela adaptação do jogo, sobre a motivação em levar tal discussão para crianças e adolescentes.
Após a ação, a equipe da UBS foi surpreendida com desenhos enviados pelo CCA, criados como sugestão das próprias crianças como forma de expressarem os sentimentos gerados pela experiência. As crianças retrataram cenas de racismo, como perseguições no mercado e abordagens indevidas apenas motivadas pela cor de pele, assim como momentos de
representatividade, como novelas com atrizes negras e lojas com bonecas negras na prateleira. “A iniciativa das crianças em fazer esses desenhos deixou clara a importância de abordarmos o racismo desde a infância, promovendo empatia e conscientização de forma natural e descomplicada”, destaca Aline.