O Hospital e Maternidade de Suzano, unidade sob gestão do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) realizou neste mês importantes ações em celebração ao Novembro Azul e Novembro Roxo, reforçando o compromisso com a saúde masculina e neonatal. As campanhas buscaram conscientizar e engajar colaboradores, pacientes e familiares sobre os cuidados necessários em cada uma dessas frentes.
O Novembro Azul é uma campanha mundial de conscientização sobre a saúde masculina, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens. Durante o mês, são promovidas ações educativas para quebrar tabus, incentivar o cuidado com a saúde e a realização de exames preventivos, como o PSA. O objetivo principal é salvar vidas por meio da informação e do acompanhamento médico regular.
Com o lema “Prevenir é a melhor forma de lutar”, o hospital promoveu uma Palestra e Bate-Papo com o Dr. Vito Zippo, médico urologista, que conversou com os colaboradores sobre a saúde masculina, esclarecendo dúvidas e quebrando tabus relacionados à prevenção do câncer de próstata e outras condições da próstata.
Além disso, foi realizada a Campanha de Coleta de Exame PSA (Antígeno Prostático Específico), que consiste em um exame de sangue utilizado para medir a quantidade de uma proteína produzida pela próstata. Esse teste é essencial para avaliar o risco de câncer de próstata, hiperplasia prostática benigna (HPB) e prostatite, contribuindo para diagnósticos precoces e tratamentos mais eficazes.
Já para o Novembro Roxo, em alusão ao mês dedicado à conscientização sobre a prematuridade, a equipe organizou um café da manhã com mães e bebês prematuros que nasceram na unidade. O evento foi marcado por um reencontro especial, onde mães puderam compartilhar suas histórias de luta e gratidão, enquanto viam seus filhos saudáveis e crescidos. O ambiente contou com uma decoração temática e uma mesa repleta de comes e bebes.
Victoria, mãe do pequeno Apollo, que nasceu com apenas 27 semanas, 23 centímetros e 870 gramas, relatou sua experiência de superação: “Ser mãe de prematuro é ser perseverante, resiliente, frágeis a ponto de desabar a qualquer momento, mas com uma força absurda… Agradeço primeiramente a Deus e aos profissionais excelentes que cuidaram tão bem do meu Apollo guerreiro. Gratidão é a palavra. Deus abençoe vocês que cuidaram com amor e carinho e continuam fazendo esse trabalho incrível.”
Bianca, mãe de Bernardo, também deixou seu agradecimento: “Cheguei assustada ao saber que meu bebê precisaria ficar na UTI por ser prematuro, mas fui muito acolhida. A equipe não só cuidou do meu filho, mas também de mim, sempre preocupados se eu estava bem alimentada e acolhida. Sou muito grata, em especial à enfermeira Dani.”
A supervisora da UTI Neonatal, enfermeira Daniela Falleiros, destacou a importância do cuidado neonatal: “O tema deste ano deixa claro que, infelizmente, ainda nascem muitos prematuros, por vários motivos. O cuidado com qualidade materno e neonatal é primordial para um desfecho de sucesso.”
Com essas iniciativas, o Hospital e Maternidade de Suzano reforça a importância da prevenção e do cuidado integral, promovendo saúde, conscientização e apoio emocional em momentos desafiadores.