Cerca de 100 instituições foram reconhecidas em São Paulo, incluindo o INTS, representado pela unidade.
O CAPS AD Cidade Ademar trouxe para o INTS Região SACA o reconhecimento do Selo de Igualdade Racial, uma iniciativa da Coordenação Municipal de Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo. Em evento da Secretaria de Direitos Humanos do município, em 9 de dezembro, os representantes da Comissão Antirracista da unidade receberam o selo, entregue para instituições que promovem a inclusão racial e combatem o racismo em suas estruturas e práticas diárias.
Maria Carolina Pacheco, gerente da unidade, compartilhou a jornada para a obtenção do selo, que incluiu a apresentação de dados sobre a diversidade da equipe e das ações realizadas pela instituição: “Esse selo é dado para empresas que possuem 20% ou mais de pessoas negras no seu quadro. Para concorrer, é preciso detalhar a composição da equipe, identificando quantos colaboradores ocupam cargos operacionais, de gestão e de liderança, além de indicar quantos são negros ou pardos. Também é solicitado um resumo das iniciativas voltadas ao combate ao racismo e à promoção da igualdade racial”, explicou.
No caso da unidade, um dos destaques foi o trabalho desenvolvido pela Comissão Antirracista com o MUVUKA (confraternização ao som de ritmos com influência negra e comidas de origem africana), as rodas de conversa sobre racismo, oficinas artísticas, de capoeira e contação de histórias de resistência, entre outros: “O selo reconhece o INTS e o nosso CAPS, reafirmando nosso compromisso com a igualdade racial e consolidando nossa luta para uma gestão mais inclusiva e diversa. Foram poucas iniciativas selecionadas, cerca de 100 em toda a cidade de São Paulo, e estamos entre elas”, comemorou Maria Carolina.