Enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores da Samu Mogi, serviço de atendimento administrado pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), participaram, nos dias 15 e 16 de janeiro, de um treinamento sobre Física do Trauma e Avaliação Primária e Secundária. A capacitação, organizada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), aconteceu na base Central Shangai, em Mogi das Cruzes, SP, e contou com a participação de cerca de 40 profissionais.
Nos dois dias de treinamento, realizados das 9h às 12h, os participantes revisaram conceitos essenciais para o atendimento pré-hospitalar (APH); serviço do qual o Samu é especializado. O programa faz parte de um cronograma anual de capacitações voltado para o aprimoramento da equipe assistencial.
O treinamento abordou tópicos fundamentais como a identificação de riscos no local de atendimento, avaliação de cenas de trauma e aplicação de protocolos de Avaliação Primária e Secundária, que ajudam a identificar lesões e complicações que possam colocar em risco a vida da vítima e a segurança da equipe. Roberta Paes, enfermeira intervencionista e participante do treinamento, destacou a relevância da capacitação para a prática profissional.
“Este treinamento é fundamental para o aprimoramento das práticas e saberes. Acreditamos que a prática leva à perfeição, e é durante esses momentos que conseguimos identificar e corrigir falhas, esclarecer dúvidas e nos atualizar com informações que serão multiplicadas no dia a dia do atendimento,” afirmou Roberta. Ainda segundo ela, a formação é essencial para garantir um manejo sistemático e eficaz de pacientes politraumatizados, reforçando a segurança e a qualidade no atendimento de emergências.