Evento online reuniu profissionais e estudantes de todo o país para debater gestão do cuidado e avanços tecnológicos no setor farmacêutico.
Aconteceu na última quarta-feira (22), de forma online, o I Seminário de Farmácia promovido pela Diretoria Médica e Assistência Integrada à Saúde (DMAIS) do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS). O evento, que contou com a participação de aproximadamente 270 profissionais e estudantes, teve como tema central “Práticas na Gestão do Cuidado e Inovação Tecnológica” e trouxe debates sobre tendências e desafios do setor farmacêutico.
Gratuito e aberto ao público, o seminário reuniu especialistas da área, como Jéssika Toshie Katayose, doutoranda pela USP, que abordou o papel multidisciplinar na implementação do Programa Stewardship; Philipe Vieira Souza, com discussões sobre inteligência artificial aplicada à farmácia clínica; e Luciano Pacheco, que destacou ferramentas tecnológicas como a plataforma NoHarm para otimização de processos farmacêuticos. Ele também elogiou a iniciativa. “Foi um prazer compartilhar minhas experiências neste evento tão bem-organizado. Os debates foram inspiradores, especialmente a mesa sobre IA, que trouxe reflexões relevantes sobre os avanços e desafios no uso da tecnologia na prática farmacêutica.”
Para além de palestras, o seminário ofereceu um espaço para troca de experiências, promovendo também debates sobre gestão de estoques sustentáveis com o Presidente Regional da Sbrafh na Bahia, Leonardo Kister; terapia medicamentosa em atenção domiciliar com as palestrantes Rosana Ferreira, Karen Falkas, Juliane Pereira, Carlos Alberto Marrega, através de uma mesa redonda e, por fim, segurança do paciente no cuidado farmacêutico com Helaine Capucho. A farmacêutica da UBS Jardim Apurá e mediadora da mesa redonda, Juliane Pereira, dividiu a satisfação em ter feito parte do evento: “Foi com enorme satisfação que participei desse seminário, onde compartilhamos conhecimentos e o dia a dia no setor farmacêutico. Fico imensamente feliz por contribuir para o fortalecimento da equipe multidisciplinar. O seminário foi uma experiência enriquecedora.”
Segundo Paullina Novaes, Supervisora de Farmácia do INTS e organizadora do evento, o I Seminário de Farmácia do INTS foi inspirador ao unir conhecimento técnico e compromisso humano com a saúde: “O evento destacou a integração entre cuidado centrado no paciente e tecnologias inovadoras, como inteligência artificial e análise de dados, mostrando seu impacto na prática farmacêutica e na gestão do cuidado. Além de oferecer insights valiosos, renovou o compromisso dos participantes com a promoção da saúde e bem-estar da população”, destacou.
Para os participantes, o seminário foi uma oportunidade única. Alessandra Aragão, farmacêutica responsável técnica da Maternidade Lourdes Nogueira, ressaltou a importância de eventos como este: “Com a rotina agitada, muitas vezes é difícil participar de capacitações. Ter essa oportunidade dentro do INTS é incrível. Foi muito enriquecedor”, destacou. A coordenadora de farmácia do Hospital Dia Santo Amaro, Daphine Moraes, também compartilhou: “Participar do I Seminário de Farmácia do INTS foi maravilhoso, os assuntos palestrados foram extremamente atuais e enriquecedor para minha carreira profissional. Já planejei estratégias para melhorar e implantar ações na minha unidade após o conhecimento que adquiri. Parabéns a todos por esse evento brilhante”, concluiu.