Com o objetivo de promover o bem-estar e conscientizar sobre a importância da saúde mental, a Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Maitê, em Suzano, realizou durante o mês de janeiro uma ação em prol da saúde mental. Como parte da iniciativa, foi montado um jardim terapêutico suspenso, um espaço que combina elementos da natureza para proporcionar relaxamento e auxiliar no tratamento da ansiedade.
A gerente da unidade, Adriana Medeiros, explicou que o jardim integrativo foi projetado não apenas para os pacientes, mas também para os colaboradores. “O ato de colher as plantas pode melhorar a qualidade do ar, deixar o ambiente mais leve e fresco. Com a prática, conseguimos promover o relaxamento e auxiliar no tratamento da ansiedade, beneficiando tanto os nossos munícipes quanto nossos profissionais”, destacou.
Além da implantação do jardim, a programação incluiu palestras sobre autocuidado e saúde mental. A psicóloga Cristiane Oliveira conduziu um dos encontros, ressaltando a importância do autocuidado para além do “Janeiro Branco”, campanha nacional dedicada à conscientização sobre saúde mental. “Cuidar da mente deve ser um compromisso constante. Pequenas mudanças na rotina, como momentos de relaxamento em espaços naturais, fazem toda a diferença no dia a dia”, afirmou.