Treinamento de Brigada de Incêndio reforça segurança no Hospital Municipal de Bertioga

3 de fevereiro de 2025

Confira também as nossas redes sociais:

No dia 22 de janeiro de 2025, foi realizado um treinamento de oito horas para a Brigada de Incêndio do Hospital Municipal de Bertioga. A capacitação, de nível intermediário, ocorreu na empresa PMS e contou com a participação de 32 colaboradores de diversos setores, incluindo Enfermagem, SAMU, Higienização, Manutenção, Gesso, TI, Portaria, Recepção e Administrativo.

O treinamento de brigada de incêndio faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) do hospital e foi acompanhado pelas técnicas de segurança do trabalho Aline Araujo e Mycaella Alves e conduzido pelo instrutor Rodrigo Schlink. Durante a capacitação, foram abordados temas essenciais como Atendimento Pré-Hospitalar (APH), primeiros socorros e combate a incêndio.

Os participantes aprenderam na parte teórica a manusear vítimas e transportá-las com segurança, realizar a manobra de Heimlich em casos de engasgo, executar a reanimação cardiopulmonar (RCP) corretamente e utilizar o desfibrilador externo automático (DEA).

Na parte prática, os colaboradores simularam situações reais de emergência, como transporte de vítimas até um local seguro, imobilização de membros, entrada na “casa de fumaça” para experiência realista de um ambiente em chamas e o uso de extintores para extinguir princípios de incêndio. Também foram realizadas simulações de evacuação do primeiro andar do hospital, incluindo o resgate de uma vítima por meio da escada e encaminhamento até a ambulância.

O treinamento também contemplou a prática do lançamento e aduchamento de mangueiras, além do combate a incêndios utilizando técnicas como aproximação do fogo e a distribuição de funções na brigada.

A diretora do Hospital Municipal de Bertioga, Adriana Guimarães, ressaltou a importância do treinamento para garantir um ambiente seguro a pacientes, colaboradores e visitantes. “Em um hospital, onde lidamos com pessoas com mobilidade reduzida e equipamentos sensíveis, a preparação é essencial para uma resposta rápida e eficaz em casos de emergência. Essa capacitação assegura que nossos profissionais estejam aptos a agir de forma segura e eficiente”, destacou.

O treinamento de brigada de incêndio faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) do hospital, reforçando o compromisso da instituição com a segurança e prevenção de riscos.

Colaboradores são homenageados por tempo de casa no HDSA

Colaboradores são homenageados por tempo de casa no HDSA

Cerimônia, que passará a integrar a agenda de ações do hospital, foi recheada de emoção, conectando os colaboradores e reforçando sua importância. O Hospital Dia Santo Amaro (HDSA) realizou, em 14 de abril, o evento “Nosso tempo, nossa história”, uma celebração...

ler mais