Parte da campanha do Janeiro Branco, a atividade liga o acesso à arte com a manutenção da saúde mental
Ao longo do mês de janeiro, o CAPS Adulto Cidade Ademar realizou vivências culturais no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e no Museu das Favelas, além de uma visita especial à Praça da Sé, proporcionando aos usuários momentos de reflexão e contato com a história e a arte da cidade de São Paulo.
“Reforçamos nosso compromisso com o cuidado em saúde mental por meio de experiências que promovem cultura, interação e ampliação do repertório dos usuários”, conta Rodrigo Domingues, gerente do CAPS Adulto Cidade Ademar, sobre os passeios.
A programação não se limitou às atividades culturais, conforme explica: “Também incentivamos o cuidado com o corpo e a mente por meio da prática de exercícios físicos, incluindo caminhadas e alongamentos”. Segundo o gerente, a intenção da equipe é promover o bem-estar físico dos usuários, auxiliando, através das atividades, na promoção em saúde e na
melhoria de sua qualidade de vida.
As ações integraram a campanha do Janeiro Branco realizada pela unidade. Além delas, no dia 30 de janeiro, os profissionais e usuários da UBS Mar Paulista e do CAPS Adulto Cidade Ademar se reuniram para uma roda de conversa sobre as formas de cuidado que podem ser incorporadas no dia a dia.
“Nosso intuito foi conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde mental e mostrar que ele pode estar presente nos pequenos momentos do cotidiano, seja em um passeio, em uma conversa ou no simples ato de compartilhar vivências”, finaliza Rodrigo.