Na primeira edição do Security Day, realizada na quarta-feira (12), o tema central foi um alerta direto: “Senhas Fracas, Dados em Risco”. O evento, promovido pela Diretoria de Tecnologia da Informação do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde, contou com a expertise de Vicente Vale, especialista em Gestão da Segurança da Informação, empreendedor há mais de 15 anos e fundador da Xlogic – Soluções em TI. Sendo transmitido para todos os contratos sob gestão do INTS, o objetivo foi explanar como senhas fracas podem comprometer a segurança dos dados e aprender boas práticas para proteger informações confidenciais.
“A segurança da informação é um dos pilares estratégicos da nossa organização, e a conscientização dos colaboradores desempenha um papel essencial nesse processo. A palestra reforçou a importância de boas práticas no uso de credenciais e na proteção de dados sensíveis. Nosso objetivo é garantir que cada membro da equipe compreenda os riscos e adote medidas eficazes para mitigar vulnerabilidades”, destaca o Gerente de TI, Thiago Galderice.
Thiago afirma que a expectativa é que, a partir desse evento, tenhamos um ambiente digital mais seguro, colaboradores mais engajados com a segurança cibernética e uma implementação mais rigorosa das nossas políticas de gestão de acessos e autenticação. “Esse é um compromisso contínuo da nossa Diretoria de TI, e iniciativas como essa são fundamentais para fortalecer nossa cultura organizacional de proteção de dados”, reforça o gerente.
Durante a palestra, Vicente destacou que mais de 80% das violações de dados estão relacionadas a senhas fracas ou comprometidas. Ele explicou que uma senha simples, como “123456”, pode ser quebrada em menos de um segundo, enquanto senhas fortes, compostas por combinações de letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos, podem resistir por milhares de anos. Uma senha forte é a primeira linha de defesa contra ataques cibernéticos.
Luis Brito, Analista do Departamento Pessoal, comenta que “o INTS é uma empresa que investe muito nos seus colaboradores e a palestra foi relativamente curta, de aproximadamente 30 a 40 minutos, mas de grande importância, porque traz um tema muito significativo. A gente precisa usar a segurança digital hoje com muita força, com muito afinco, tanto na empresa como na vida pessoal. E os ensinamentos passados pelo Vicente trouxeram muitas reflexões: devemos usar senhas seguras, meios e procedimentos de segurança, justamente para dificultar o acesso às nossas contas, aos nossos dados, seja na empresa ou na vida pessoal.”
Ao final, o especialista apresentou cinco dicas práticas para fortalecer a segurança digital: evitar compartilhar senhas, alterá-las regularmente, utilizar senhas fortes, adotar a autenticação multifatorial e evitar o uso de redes Wi-Fi públicas para acessar sistemas críticos.
Vicente destacou que espera que os colaboradores saiam da palestra com o entendimento do valor e da importância das informações no setor de saúde em que atuam, a consciência dos riscos que senhas fracas podem trazer para o ambiente e a percepção de que cada um é parte responsável por contribuir para a segurança cibernética da empresa. “Me sinto honrado por acreditarem e confiarem em nosso trabalho e da nossa empresa (@xlogiconline), uma parceria que vem se fortalecendo cada vez mais. É nosso papel contribuir com a jornada de maturidade em cibersegurança em nossos clientes”, completa.
O Security Day se consolida como um evento essencial para conscientizar os colaboradores sobre a importância da cibersegurança, especialmente em um setor tão sensível como o da saúde, onde diversos dados são tratados. A segurança da informação é uma responsabilidade coletiva, e eventos como este são fundamentais para criar uma cultura de proteção.