Palestrante é paciente e iniciou sua transição com acompanhamento na unidade.
A AMA/UBS Jardim Miriam I reuniu cerca de 60 colaboradores, em 15 de fevereiro, para um treinamento voltado à inclusão e respeito à diversidade. O evento teve como destaque a palestra de Leonardo Neves, um homem trans que utiliza os serviços da unidade e compartilhou sua experiência, abordando a importância da visibilidade trans na sociedade.
A discussão destacou a importância de um acolhimento respeitoso e sensível às necessidades da comunidade trans, garantindo que todos os pacientes se sintam valorizados e compreendidos: “O Leonardo iniciou seu processo de transição com apoio médico da unidade. Atualmente, ele realiza acompanhamento psicológico e, em um dos encontros, se dispôs a compartilhar sua experiência com a equipe”, conta Priscila Gomes de Lima, gerente da unidade.
Segundo ela, os profissionais puderam aprender sobre temas essenciais, como os direitos da população trans, desafios enfrentados e a luta por respeito e igualdade, usufruindo de um espaço de diálogo e aprendizado sobre como oferecer um atendimento humanizado e sem constrangimentos dentro do SUS.
“Além de contribuir para o fortalecimento da empatia entre os profissionais de saúde e os pacientes, este dia também foi um marco importante para consolidar os conhecimentos da nossa equipe em relação à inclusão e ao respeito pela diversidade, garantindo que todos se sintam valorizados e compreendidos no atendimento à saúde”, pontua.