O Hospital de Brotas lançou, neste ano de 2025, a campanha “HB Solidário” para doação de sangue aos pacientes internados. E o diferencial de solidariedade dessa campanha está nos próprios doadores que são os colaboradores do hospital.
Uma média de 60 transfusões por mês são realizadas pelo Hospital de Brotas (HB) que tem mantido a taxa de ocupação dos seus 131 leitos ativos em 100%. E, com isso, a sua Agência Transfusional precisa manter o seu estoque em alta. A ideia de criar a campanha “HB Solidário” partiu dos próprios colaboradores envolvidos no processo e sensibilizados com a necessidade. A campanha tem o objetivo de conscientizar os quase 700 profissionais que atuam no hospital, mas não é restrita a eles. É uma campanha aberta ao público.
A Agência Transfusional do HB tem parceria com o banco de sangue Vita Bahia e é de lá que recebe o estoque dos hemocomponentes que são transfundidos para os seus pacientes. Campanhas de solidariedade para a doação é uma necessidade comum aos bancos de sangue que as reforçam no período do Carnaval, devido ao alto número de casos de acidentes, violência urbana e consumo de álcool.
Inaugurado em junho de 2024, como primeiro hospital próprio do INTS – Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde, organização social baiana com 15 anos de experiência na área e que, hoje, faz a gestão de 142 unidades hospitalares pelo Brasil. O Hospital de Brotas já nasceu servindo aos 500 mil beneficiários do Planserv – plano de saúde dos funcionários públicos do Governo do Estado da Bahia – com exclusividade. A campanha “HB Solidário” nasceu há pouco mais de um mês, para ajudar o hospital a salvar vidas desses beneficiários do Planserv.
A Coordenadora do Laboratório do Hospital de Brotas, Isabela Peixoto Benevides, está na equipe do HB desde a sua abertura. E foi ela a profissional responsável pela implantação da Agência Transfusional do Hospital, em dezembro/24. Ela acompanha o funcionamento da Agência com muita dedicação e orgulho. O seu cuidado, comprometimento e a sua angústia pelos períodos de baixa no estoque foram fatores que impulsionaram a criação da campanha “HB Solidário”. “Além desses fatores, o alto volume de utilização de bolsas de sangue que temos aqui no hospital é um dos principais motivos para a realização da campanha. Uma média de 60 bolsas de sangue / mês, num hospital que tem sete meses de funcionamento e uma Agência Transfusional com dois meses de inaugurada… É muita coisa. Precisamos de ajuda com as doações, para prestarmos um bom serviço” – colocou Isabela, esclarecendo a realidade das transfusões no HB.
Perguntamos a ela o que faz uma Agência Transfusional: “Garante a segurança de transfusões sanguíneas numa unidade de saúde. Como o serviço de reserva cirúrgica – para pacientes que serão submetidos a procedimentos cirúrgicos e podem precisar de transfusão de sangue, antes, durante e/ou após a cirurgia; transfusões emergências – muitas vezes para casos de anemia e casos oncológicos; para pacientes em internação por doenças crônicas ou estados críticos.” Ou seja, uma Agência Transfusional trabalha para assegurar os pacientes em assistência numa unidade de saúde, assegurar que terão o seu sangue disponível, administrando o armazenamento a reserva e a distribuição de bolsas de sangue e hemocomponentes. Agência Transfusional é, literalmente, vida! Mas precisa de estoque para seu funcionamento pleno e seguro. E… cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas! Vamos lembrar disso.
Vita Bahia e Hospital de Brotas: uma parceria cuidando de vidas
“Para a gente poder prestar o serviço, a gente precisa de estoque. E esse estoque é o sangue! São bolsas de sangue. A gente precisa captar doadores. Realizamos o contato direto com a família do paciente, para busca de doadores. E, em geral, há maior facilidade de compatibilidade sanguínea. Mas nem sempre conseguimos esses voluntários. Temos muitos pacientes do interior do Estado, por exemplo, o que já é um fator que dificulta. E a doação é voluntária. Não podemos contar só com os familiares. O outro meio é recorrer a uma unidade de hemoterapia. No caso do Hospital de Brotas, é a Vita Bahia esta unidade com que temos parceria. E os colaboradores do próprio hospital também são acionados, quando necessário.” – explicou Isabela Peixoto Benevides. A partir desse ano, os colaboradores estão sendo acionados para este apoio com a campanha “HB Solidário”.
“A campanha foi criada porque a gente precisa aumentar nosso estoque para garantir um atendimento mais rápido e seguro aos nossos pacientes. Pacientes que os colaboradores estão cuidando de forma assistencial direta ou de forma indireta. Com a doação de sangue, o colaborador realiza um ato de solidariedade, de amor e oferece mais uma forma de cuidado aos nossos pacientes” – disse Isabela, com brilho nos olhos.
O exemplo arrasta e o sangue salva
Pedro Henrique Passos de Figueiredo, 36 anos, é um dos colaboradores doadores da campanha “HB Solidário”. Ele é Técnico de TI, e está lá há oito meses. Chegou um mês antes do hospital abrir. Trabalha em escala de plantão, e num dia de folga, no início desse mês de fevereiro, acordou às 5:40 e atravessou a cidade, porque ele em mora em Lauro de Freitas/BA, até chegar ao Vita Bahia, na Barra, para fazer a sua doação, destinada aos pacientes do hospital onde ele trabalha na área de informática. Ofereceu um cuidado indireto ao paciente, vindo diretamente da sua conscientização, disponibilidade e solidariedade.
Doador regular, Pedro Henrique fez sua última doação à HEMOBA. E a partir de agora optou por colaborar, como colaborador, para o estoque do HB. “Eu tenho como propósito de vida ajudar pessoas. Minha jornada me leva a isso. A doação de sangue é um ato grandioso, pode ajudar a salvar vidas, muitas vezes, de quem você nem conhece, aliviando sofrimentos de famílias inteiras. É um ato simples e tão rápido, em questão de minutos, você pode salvar até quatro vidas. Um ser humano apto à doação, e que não se sensibiliza e se disponibiliza a doar, nada mais vai tocá-lo ou impactá-lo a ser solidário.” – disse o técnico de TI do Hospital de Brotas, dando o seu exemplo. Que seja seguido!
E tem sido. Na tarde do último dia 19 de fevereiro, dez colaboradores do HB saíram do bairro de Brotas, juntos, e foram para o Vita Bahia, na Barra, para fazerem suas doações. Nesse grupo, algumas líderes de equipes, dando seus exemplos e motivando aqueles que ainda não se disponibilizaram a doar. Como Camila Lima – Gerente Administrativa, Mariana Barretto – Coordenadora Administrativa, Ivana Baião – Coordenadora da Controladoria, Juliana Albuquerque – Coordenadora do RH e Gabriela Gomes – Coordenadora da Qualidade. As mulheres marcaram presença e chegaram junto!
Algumas delas, estavam doando sangue pela primeira vez, numa experiência inédita, comportamental e física. Camila Lima, Gerente Administrativa do HB, foi uma delas: “Sempre tive muito desejo de doar sangue, pela ação solidária, pelo amor ao próximo. Mas sempre criando restrições, com medo, colocando desculpas… Agora, com a campanha “HB Solidário”, e por ser período de Carnaval quando os estoques ficam críticos, tive esse ato de coragem e vim doar. Estou adorando estar aqui. Não dói nada. E é muito rápido! Venham doar!” Sim, para Camila e para muita gente, além de um ato de solidariedade, doar sangue e enfrentar agulhas é um ato de coragem.
Nunca houve situação de faltar um tipo sanguíneo compatível a determinado paciente para a transfusão no Hospital de Brotas. O estoque tem atendido, mas não pode ser considerado que esteja de maneira confortável. “O+ é o tipo mais solicitado. Trabalhamos hoje com uma média de 10 bolsas de O+ em estoque. B é o tipo que menos sai. Mas já tivemos dia em que todos os pacientes que precisaram de bolsas, precisaram de O+. E só o tipo sanguíneo não quer dizer que a bolsa será compatível ao paciente. Para cada transfusão a ser realizada, no mínimo, três bolsas são testadas, até identificar a correta na compatibilidade sanguínea” – alertou Isabela Benevides.
Antes de doar alegria para o Carnaval, doe sangue
“Épocas de festas e épocas de férias são os períodos mais críticos de baixa de estoque. O Carnaval junta festas e férias, então é um período muito difícil para os estoques. Uma forma de garantir o cuidado ao próximo é doando sangue. Antes de pular Carnaval, pense um pouquinho em quem está realmente precisando do seu sangue para viver, e passe num banco de sangue para doação. Se for ao Vita Bahia, no bairro da Barra, diga que é para o estoque do Hospital de Brotas. Seu sangue representa vidas!” – desta forma, Isabela Benevides fez um apelo de conscientização para a doação voluntária e solidária. Doe você também, caso esteja de acordo aos requisitos necessários. Doação é amor, sangue é vida! E vida com amor é receita para o bem-estar.
A campanha “HB Solidário” não é apenas para que os colaboradores do Hospital de Brotas se disponibilizem à doação. Ela é aberta ao público e a sua doação é muito bem-vinda! Você que é uma pessoa apta a doar sangue, já doou sua dose de vida ao próximo, nesse ano? Corra ao VITA BAHIA – na Av. Princesa Isabel, 370 – Barra, Salvador/BA – (71) 3052. 4264 / 99940.6106, e doe vida, antes do Carnaval chegar. No ato da doação, basta avisar que quer contribuir para o estoque de bolsas de sangue do Hospital de Brotas. Ajude o estoque crescer, não deixe o estoque descer. Se você pode doar, você pode ajudar.