IRSI promove roda de conversa com temática “Bloquinho da Folia Consciente”

6 de março de 2025

Confira também as nossas redes sociais:

Na última sexta-feira (07/01), o Instituto de Responsabilidade Social do INTS (IRSI), em parceria com a ADRA – Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, realizou a roda de conversa “Bloquinho da Folia Consciente”. O evento teve como foco a conscientização sobre estratégias de redução de danos durante as festividades populares de Salvador, especialmente no período de Carnaval.

A atividade foi conduzida pela assistente social do IRSI, Daiane Feliciano, que abordou temas como o consumo responsável de álcool e outras drogas, além da importância do uso de preservativos. Durante a discussão, foram ressaltados os riscos associados ao consumo excessivo de substâncias psicoativas e a necessidade de medidas preventivas para garantir maior segurança e bem-estar dos foliões.

Além da roda de conversa, a iniciativa também ofereceu serviços gratuitos, como sessões de auriculoterapia e distribuição de kits de higiene bucal, kits de redução de danos (compostos por água mineral, preservativos, máscaras e doces), promovendo o cuidado integral dos participantes.

A ADRA é a agência humanitária da Igreja Adventista do Sétimo Dia e está presente em mais de 110 países. No Brasil, a entidade está organizada em 18 regionais que atendem todas as regiões do país. Seu trabalho é voltado para o desenvolvimento social e o alívio imediato a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Além de atuar em emergências humanitárias, a ADRA também desenvolve iniciativas para garantir que populações vulneráveis tenham acesso à saúde, geração de renda, justiça e direitos humanos fundamentais.

Para Daiane Feliciano, discutir Redução de Danos é essencial, principalmente durante o verão em Salvador, um período marcado por festas populares de grande visibilidade e projeção mundial. “O consumo excessivo de álcool combinado com outras substâncias psicoativas coloca em risco quem consome e quem está ao seu redor. Falar sobre Redução de Danos é prevenir grandes impactos do consumo de drogas na vida do sujeito e na sociedade de forma coletiva. A estratégia de Redução de Danos ainda é vista como um tabu e, até mesmo, como um incentivo ao consumo, mas, na verdade, trata-se de uma política pública voltada para minimizar os danos causados pelo uso de álcool e drogas”, explicou.

Valquírio Nascimento, um dos participantes da roda de conversa, expressou sua gratidão pela iniciativa. “Eu sou natural de Valença, estou acolhido aqui no ADRA e quero falar sobre o pessoal que veio nos visitar. Essa solidariedade, esse carinho e afeto que trouxeram para nós, isso nos toca muito. Eu sou muito grato a Deus por essas pessoas que ainda têm esse sentimento no coração. Ver o cuidado com a nossa vida em vulnerabilidade me emociona, pois mostra que ainda existem pessoas boas que olham por nós”, afirmou emocionado.

A ação do IRSI e da ADRA reforça a importância de iniciativas de conscientização, especialmente em momentos de grande interação social, como o Carnaval. Com informação e apoio adequado, é possível promover uma folia mais segura e inclusiva para todos.

Colaboradores são homenageados por tempo de casa no HDSA

Colaboradores são homenageados por tempo de casa no HDSA

Cerimônia, que passará a integrar a agenda de ações do hospital, foi recheada de emoção, conectando os colaboradores e reforçando sua importância. O Hospital Dia Santo Amaro (HDSA) realizou, em 14 de abril, o evento “Nosso tempo, nossa história”, uma celebração...

ler mais