Além de temas importantes sobre diversidade de gênero e sexual, a palestra trouxe um guia de boas práticas
Na tentativa de ampliar a consciência da equipe sobre as dificuldades enfrentadas pela comunidade LGBTI+ no acesso à saúde de qualidade, além de trazer práticas mais inclusivas e humanizadas no atendimento, a UBS Jardim Novo Pantanal, unidade básica de saúde administrada pelo INTS, realizou uma atividade de sensibilização com o tema “Cuidando da Diversidade: Desafios da População LGBTI+ na Saúde da Atenção Primária”.
Durante o encontro, que aconteceu na manhã de 25 de março, a enfermeira Tayná Gouveia e a médica Isabella Bracci buscaram ampliar a consciência da equipe sobre as dificuldades enfrentadas pela comunidade LGBTI+ no acesso à saúde de qualidade, além de trazer práticas mais inclusivas e humanizadas no atendimento.
A palestra abordou temas fundamentais, como a explicação da sigla LGBTI+, a diferença entre sexo biológico e identidade de gênero, a importância do uso correto dos pronomes e as boas práticas no cuidado com pessoas da comunidade. Também foi enfatizada a marginalização da população trans, que enfrenta obstáculos adicionais no sistema de saúde, e a necessidade de garantir seus direitos.
Tayná Gouveia destacou a importância de promover um atendimento inclusivo e sem discriminação: “Na saúde, a diversidade deve ser celebrada e o respeito é o primeiro passo para um atendimento humanizado e sem discriminação. Temos o compromisso de fortalecer a luta por uma saúde mais inclusiva”, afirmou a enfermeira.