SAMU Regional de Mogi das Cruzes realiza treinamento de socorro a múltiplas vítimas

10 de abril de 2025

Confira também as nossas redes sociais:

Com o objetivo de proporcionar capacitação aos agentes de saúde da região, o SAMU Regional 192 Mogi das Cruzes, por meio do NEP (Núcleo de Educação Permanente), promoveu um treinamento focado no atendimento a múltiplas vítimas. Durante as manhãs de terça-feira e quarta-feira, 8 e 9 de abril, cerca de 176 profissionais de saúde participaram da atividade, sendo 90 deles do SAMU, administrado pelo INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde), além de colaboradores das UPAs locais e do Corpo de Bombeiros da cidade. 

Os participantes tiveram a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos técnicos e teóricos por meio de uma simulação realística. Para isso, foi realizada uma simulação de explosão dentro de uma fábrica, que resultou em um óbito imediato, duas vítimas classificadas com risco vermelho (gravíssimas), duas com amarelo (grave) e cinco com verde (estáveis). 

Para aumentar a complexidade da ação, algumas vítimas que chegaram em estado grave tiveram piora do seu quadro clínico, aumentando desta maneira a complexidade do atendimento. Em um momento crítico, um dos profissionais de saúde também precisou ser atendido pelos colegas, após se deparar com seu próprio pai como uma das vítimas.  

O enfermeiro do NEP, Cosmo Pereira, explica que treinamentos como este são essenciais para que os profissionais saibam exatamente como agir quando um incidente real acontece. “A importância desse simulado está na integração dos serviços de socorro, como o SAMU, Corpo de Bombeiros e UPAs. O objetivo é capacitar todos os envolvidos para que, no momento da emergência, saibam exatamente o que fazer. Durante a prática, é possível esclarecer dúvidas, sendo uma oportunidade para aprimorar as habilidades técnicas na parte operacional”.  

Segundo ele, o exercício foca no desenvolvimento de habilidades essenciais dos membros do SAMU, como a realização da triagem com base na gravidade dos ferimentos da vítima, tomada de decisões rápidas e precisas, coordenação da equipe composta por diversos profissionais com diferentes habilidades e capacitar os profissionais para gerenciar de forma eficaz os recursos disponíveis (ambulâncias, equipamentos e medicamentos), especialmente quando eles são limitados e há várias vítimas necessitando de atendimento simultâneo. 

Assim, o treinamento prepara os socorristas para maximizar as chances de sobrevivência das vítimas, melhorar a resposta a emergências e garantir uma gestão eficaz de crises em situações de grande complexidade. 

A prática também aborda a assistência psicológica inicial, tanto para as vítimas quanto para os profissionais envolvidos, já que este tipo de atendimento pode gerar sobrecarga emocional e estresse. 

Para a estudante do curso técnico de enfermagem, Thalita Carmo, 28, o treinamento foi muito importante para a sua formação profissional, o que irá resultar em um melhor atendimento e socorro à população da região quando necessário. “Participar de um simulado como esse agrega muito à minha formação. É possível observar como cada agente trabalha e se coloca na ação, o que é muito bom para a gente aprender e aplicar futuramente”. 

Vivian Ribeiro, coordenadora de enfermagem da UPA Oropó, também compartilhou um pouco sobre sua experiência: “Foi uma experiência muito produtiva, com informações valiosas e condutas essenciais para a nossa prática profissional. Treinamentos assim destacam a importância do preparo técnico e da atuação em equipe”, e agradeceu a oportunidade: “Agradeço a todos os envolvidos por compartilharem conhecimento e contribuírem para a qualificação dos profissionais da saúde. Seguimos sempre em busca de aprimoramento para oferecer o melhor atendimento à população”.  

Colaboradores são homenageados por tempo de casa no HDSA

Colaboradores são homenageados por tempo de casa no HDSA

Cerimônia, que passará a integrar a agenda de ações do hospital, foi recheada de emoção, conectando os colaboradores e reforçando sua importância. O Hospital Dia Santo Amaro (HDSA) realizou, em 14 de abril, o evento “Nosso tempo, nossa história”, uma celebração...

ler mais