Cada colaborador fez uma impressão de sua mão com a cor azul, representando as singularidades do TEA e a inclusão de autistas na sociedade.
Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a psicóloga Valéria Miquilino realizou uma ação interna de sensibilização com os profissionais da UBS Jardim Aeroporto. A atividade envolveu pintura manual com a cor azul — símbolo do Transtorno do Espectro Autista (TEA) — com o objetivo de despertar empatia e promover um olhar mais sensível e humanizado no atendimento de pessoas com TEA e seus cuidadores.
A proposta foi bem recebida pelas equipes, que participaram de forma leve e descontraída, criando desenhos que, posteriormente, foram entregues como lembrança do momento. Segundo Valéria, “a atividade com tintas não foi só lúdica, mas simbólica: o azul representa inclusão e tranquilidade, já as marcas únicas das mãos revelam a diversidade e singularidade de cada indivíduo dentro do espectro”, conta.
Mais do que uma ação pontual, a proposta buscou ampliar a compreensão sobre o autismo entre os profissionais da saúde. “Buscamos reforçar, através da sensibilização, a importância de um atendimento acolhedor e inclusivo, que vá além do diagnóstico, promovendo respeito, escuta e cuidado integral às pessoas com TEA”, finaliza a psicóloga.