CSI de Itaquaquecetuba promove campanha interativa no Dia Mundial da Higiene das Mãos

8 de maio de 2025

Confira também as nossas redes sociais:

Comemorado no dia 5 de maio, o Dia Mundial da Higiene das Mãos reforça um dos pilares essenciais para a segurança de pacientes e profissionais: a higienização das mãos. Para marcar a data, o Centro de Saúde Infantil (CSI) de Itaquaquecetuba — unidade sob gestão do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) — promoveu uma campanha especial voltada aos colaboradores.

Sob a liderança do coordenador de Enfermagem Wesley Bezerra, em parceria com o Departamento de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e o enfermeiro Lucas, a ação apostou em uma abordagem lúdica e gameficada, indo além do treinamento convencional. Teve roleta de perguntas, desafio da tinta na luva e um painel sobre “o que os olhos não veem, o corpo sente”. O objetivo foi engajar e motivar a equipe de forma leve e divertida, reforçando a importância da prática correta e constante da higiene das mãos na prevenção de infecções.

“Acreditamos que a conscientização se torna mais eficaz quando aliada à interação e ao aprendizado prazeroso. Ver a adesão e o entusiasmo dos nossos colaboradores durante a campanha é muito gratificante e reforça o nosso compromisso com um ambiente de cuidado cada vez mais seguro”, destaca Wesley Bezerra.

A iniciativa foi bem recebida pelos colaboradores, que participaram ativamente das atividades. Para Gabriel Henrique, técnico de enfermagem do CSI, a dinâmica proposta foi “bem intuitiva e divertida”, favorecendo o aprendizado conjunto entre diferentes setores, como recepção, CCIH e enfermagem. “Eu já sabia um pouco sobre a higienização das mãos, mas alguns toques eu tinha esquecido. Isso me ajudou a relembrar. Agradeço muito pela oportunidade de aprender mais. Parabéns à equipe”, afirmou.

A auxiliar administrativa Alice também destacou o envolvimento coletivo durante a ação. Segundo ela, “todo mundo se divertiu, aprendeu e relembrou a forma correta de lavar as mãos. Todos trabalharam juntos para que fosse uma atividade leve e ninguém ficasse de fora”. Ela ressaltou ainda a eficácia dos recursos visuais utilizados: “Uma das partes que eu mais gostei foi a utilização da tinta na luva para representar os germes e bactérias, o que deixou ainda mais claro por que devemos ter tanto cuidado. Às vezes parece besteira, mas não é”.

Letícia, também auxiliar administrativa, enfatizou o impacto da atividade na percepção sobre segurança. “Foi uma oportunidade muito importante de aprendizado e conscientização. Reforçou como um simples gesto pode impactar tanto na segurança do paciente quanto na nossa própria. Participar dessa atividade me fez refletir sobre a responsabilidade de manter práticas seguras no dia a dia”, afirmou. Ela ainda parabenizou as equipes do CCIH e da Enfermagem pela iniciativa e ressaltou a importância de manter ações como essa que fortalecem o compromisso coletivo com o cuidado.

A iniciativa demonstra o comprometimento do CSI de Itaquaquecetuba em manter os mais altos padrões de higiene e segurança, protegendo tanto os pacientes quanto os profissionais que dedicam suas vidas ao cuidado da saúde infantil. Afinal, mãos limpas salvam vidas!