SAMU de Mogi participa do Simulado de Emergência promovido pela prefeitura

12 de maio de 2025

Confira também as nossas redes sociais:

Ação faz parte do ‘Maio Amarelo’, mês de conscientização sobre a importância do comportamento seguro no trânsito.

O SAMU Regional 192 Mogi das Cruzes, administrado pelo INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde), teve participação de destaque em mais uma importante ação. Dessa vez, no Simulado de Emergência promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Corpo de Bombeiros, na última quinta-feira (8), na Praça Veteranos de Guerra, em Jundiapeba. A ação faz parte da programação do Maio Amarelo, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do comportamento seguro no trânsito.

Na ocasião, foi simulado um grave acidente de trânsito envolvendo um ônibus escolar, um automóvel e um ciclista, que deixou múltiplas vítimas feridas. Os profissionais do Corpo de Bombeiros e do SAMU foram responsáveis pelo resgate e prestação de socorro às vítimas, encaminhando-as para unidades de atendimento, em caso de necessidade.

O realismo da simulação atraiu a atenção de inúmeras pessoas. O uso de maquiagens, sangue falso, veículos detonados e muitos gritos fez com que transeuntes parassem para ver o que estava acontecendo, ação crucial para que o objetivo dos órgãos públicos fosse cumprido: conscientizar sobre as devidas responsabilidades no trânsito.

Quando o público achou que já tinha visto de tudo (vítimas resgatadas de dentro do ônibus, machucados, muita correria e ambulância por toda parte), os profissionais os surpreenderam com o resgate de uma vítima que estava presa nas ferragens do carro. Neste momento, ao verem os vidros, o teto e as portas do carro serem retirados, o choque foi unânime entre todos, que ficaram diante das consequências da irresponsabilidade.

O enfermeiro do NEP (Núcleo de Educação Permanente) do SAMU, Cosmo Pereira, explica que a participação da equipe em simulações e treinamentos como este são essenciais para que os profissionais saibam exatamente como agir quando um incidente real acontece, assim como para a identificação de falhas durante o processo. Em todo e qualquer simulado, a gente também observa a capacitação dos nossos profissionais, onde nós esclarecemos dúvidas e alinhamos alguns fluxos que necessitam ser alinhados.”

O desenvolvimento contínuo da equipe do SAMU reflete diretamente na qualidade do atendimento prestado à população mogiana, garantindo respostas mais rápidas, seguras e eficazes em momentos de emergência.