Foram realizados cerca de 90 atendimentos diretos, o que causou impacto em mais de centenas de pessoas.
A Praça do Acuri, na Cidade Ademar, foi palco da terceira edição do Bonde da Saúde Mental no dia 29 de maio. A iniciativa, realizada pelos três CAPS da região, levou serviços de saúde e atividades culturais ao espaço público, com o objetivo de ampliar o acesso à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e combater o estigma sobre a saúde mental.
A ação contou com atendimentos com escuta qualificada, testagem para ISTs e tuberculose, vacinação contra a Influenza, além de oficinas de grafite, música, corte de cabelo e ações de redução de danos.
Para Maria Carolina Pacheco, gerente do CAPS II AD Cidade Ademar, o Bonde representa uma estratégia fundamental de cuidado em liberdade: “Nossa intenção é ocupar os territórios com acolhimento, escuta e diálogo, para que as pessoas entendam que o cuidado em saúde mental é um direito que deve estar onde o povo está”, afirmou.
Estiveram presentes o CAPS II Álcool e Drogas, CAPS II Adulto e CAPS II Infantojuvenil da Cidade Ademar, além de parceiros como o Consultório na Rua, SEAS, SAE Santo Amaro e representantes das unidades básicas de saúde e serviços socioeducativos.