Evento marca mudança no formato das reuniões internas do INTS e destaca protagonismo das lideranças em apresentações no estilo TED.
O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) realizou, em 5 de junho, a primeira edição do INTS Talks; novo formato de encontro institucional que substitui a tradicional Reunião Trimestral de Diretores. Com periodicidade semestral e foco na integração, comunicação e fortalecimento da cultura organizacional, o evento contou com a participação de lideranças de todo o país no auditório da coordenação SACA, em São Paulo, para compartilhar boas práticas e estratégias em apresentações inspiradas na metodologia TED.
A proposta do INTS Talks é proporcionar um ambiente mais dinâmico, colaborativo e estratégico para o alinhamento entre a alta gestão e os principais líderes das unidades de saúde administradas pelo Instituto. A estreia contou com uma programação intensa ao longo de todo o dia, com apresentações de diversos setores e regionais, intercaladas por momentos de convivência e premiação.
As atividades foram iniciadas às 8h30 com um welcome coffee, seguido da abertura oficial do evento às 9h. Ao longo do dia, passaram pelo palco representantes das UPAs, hospitais, diretorias regionais e áreas institucionais, apresentando cases, avanços e desafios em suas respectivas atuações.
“O INTS Talks reuniu os 40 nomes que protagonizam, todos os dias, os resultados e a cultura da nossa organização. Cada líder teve 15 minutos no palco para compartilhar reflexões, experiências, aprendizados e casos reais em um formato dinâmico, no estilo TED. O resultado foi um verdadeiro festival de ideias, emoção e conexão. Foi um dia intenso, repleto de conteúdo e troca genuína. Mais do que um evento, o INTS Talks foi um marco: um espaço para reconhecer talentos, reforçar valores e renovar nosso compromisso com um futuro de impacto positivo”, destaca Ian Cunha, Superintendente Geral do INTS.
Durante o evento, 25 apresentações foram avaliadas pelos próprios líderes, com base em critérios como clareza, relevância, inovação e impacto. Ao final do dia, os destaques foram reconhecidos em uma cerimônia de premiação. O primeiro lugar ficou com a Diretoria de TI e Infraestrutura, representada por Luciano Lemos, que conquistou a melhor média final (9,58). Em segundo lugar, Jiza Lopes, da Diretoria Regional de Contratos, representando Itaquaquecetuba, obteve média 9,40. O terceiro lugar foi para Lucas Telles, Diretor Financeiro, com nota 9,27.
Luciano Lemos, Diretor de TI e Infraestrutura, agradece a experiência de participar do INTS Talks: “Foi muito legal a experiência, foi incrível mesmo a maneira como foi conduzido e o novo formato. Se tornou dinâmico, as pessoas ficaram ali integradas com o evento o dia todo, passou muito rápido. Espero que o próximo seja no mínimo igual. E fico muito feliz também de ter conseguido mostrar um pouquinho da tecnologia no INTS, a maneira como a gente tem conduzido e os cases que a gente tem planejado para que a gente eleve esse T do INTS. Muito feliz com o prêmio. E agora vou comemorar com o meu time. Obrigado!”
Para Alan Kertzman, diretor geral do INTS, o evento superou as expectativas: “O evento foi espetacular. Impressionante como as pessoas realmente se dedicaram e se prepararam para fazer apresentações que prenderam o público do começo ao fim do dia. Apresentações de altíssima qualidade, com conteúdo vital para o nosso dia a dia. Todos estão de parabéns”, declarou.
Além dos resultados, os relatos dos participantes evidenciaram a potência transformadora do encontro. Para Jiza Lopes Cezar, Diretora Regional de Contratos em Itaquaquecetuba, o desafio foi marcante: “Apesar de já ter experiência com o público, o formato do INTS Talks foi um grande desafio para mim, completamente diferente do que faço no dia a dia. Enfrentar o palco gerou muita ansiedade e me tirou da zona de conforto. Mas o principal ganho foi justamente esse: me superar e encarar algo novo, mais do que qualquer premiação.”
Para muitos, o evento representou não apenas um espaço de exposição, mas de aprendizado mútuo e valorização profissional. A diretora do Hospital Municipal de Guarapiranga, Simone Araújo, expressou gratidão: “Eu fiquei muito feliz e muito honrada, não só em receber a premiação, mas também por participar do INTS Talks. Foi uma experiência incrível, nos trouxe muito aprendizado, troca de conhecimento, boas práticas, e a grandeza do evento só demonstra o reconhecimento que o Instituto tem com nosso trabalho. Com certeza isso nos motiva a evoluir e a inspirar novos projetos.”
Já o Diretor Médico do INTS, Dr. Murilo Marques, destacou o impacto institucional do evento: “O INTS Talks teve uma importância enorme na cultura de evolução e crescimento institucional, elevando a barra das nossas apresentações e mostrando as nossas verdadeiras habilidades e forças, não apenas números e indicadores. Foi um desafio para alguns, mas muito gratificante ver apresentações de altíssimo nível. Fiquei muito lisonjeado em ser premiado, e estou ansioso para o próximo, em novembro.”
A experiência de participar no novo formato também deixou marca no gerente executivo da região SACA, Cézar Damásio: “Participar do encontro semestral de diretoria foi uma experiência grandiosa. Tivemos a oportunidade de fazer nossa apresentação no formato TED Talk, onde compartilhamos nossas ideias, resultados e histórias emocionantes. Foi um momento impactante e inspirador.”
O sentimento de pertencimento e reconhecimento também foi destacado por Liana Alves Martins, Gestora Operacional de Itaquaquecetuba: “O evento INTS Talks foi alentar cada líder que esteve ali presente o quanto eles são capazes e podem ir além do óbvio para uma entrega absoluta e consistente do seu melhor. O engajamento, esforço e empenho de cada um foi fundamental para o sucesso do evento. Um salve especial para os altos executivos do INTS. Sempre ficou muito claro para mim a essência valorada e a visão deles para conosco: o quanto as pessoas importam. Pessoas são necessárias para fazer acontecer.”
Para Rital Leal, Diretora do Hospital da Cidade, o INTS Talks foi um momento de conexão profunda com os valores do Instituto: “Participar do INTS Talks foi uma experiência inesquecível. Mais do que um encontro institucional, foi um momento de conexão genuína, de aprendizado e de reconhecimento que tocou fundo. A proposta do evento refletiu com muita sensibilidade o DNA do INTS. Cuidar das pessoas, das equipes, dos processos e, acima de tudo, das histórias que cada um de nós carrega”. E completou: “As apresentações foram inspiradoras e mostraram, na prática, o que é fazer saúde de forma integral, humana e comprometida. Me senti profundamente honrada por participar, e ainda mais por ter recebido o reconhecimento, estando entre os Top 10. Isso me encheu de gratidão, mas também de responsabilidade e propósito.”
O INTS Talks encerrou sua primeira edição reafirmando o compromisso da instituição com a inovação, a valorização das lideranças e a construção de uma cultura organizacional forte, transparente e orientada a resultados. A próxima edição tem previsão para o próximo semestre, no mês de novembro.