Excelência nos atendimentos mantém demanda elevada no Hospital ICISMEP 272 Joias

9 de junho de 2025

Confira também as nossas redes sociais:

A confiança que os mais de 90 municípios no entorno depositam no Hospital ICISMEP 272 Joias, com sede em Igarapé/MG, está sendo correspondida à altura, por meio de uma prestação de serviços de alta qualidade. Com atendimento aberto ao público, das 6h às 17h, e plantões noturnos internos para os pacientes submetidos a determinadas cirurgias, o Hospital se tornou referência em atendimentos ambulatoriais e cirurgias bastante procuradas pelos municípios consorciados.

Atualmente, a demanda diária gira em torno de 600 a 800 atendimentos, além dos procedimentos cirúrgicos. A reversão da catarata, por exemplo, gera uma média de 40 procedimentos semanais, mas dependendo da demanda esse número sobe para 60. Já as cirurgias semanais de otorrinolaringologia totalizam uma média de 30, além de 12 procedimentos de angiologia, dentre outros. No período da noite, onde vários pacientes permanecem internados, também são realizados vários exames.

Para os internos e até mesmo aqueles que são liberados no mesmo dia, mas forçados a manter longas horas de jejum, o Hospital também fornece alimentação de primeira, que vai desde lanches saudáveis a refeições completas. Os atendimentos são 100% SUS e, devido ao elevado nível de satisfação dos pacientes, cada vez mais municípios mineiros manifestam interesse em ingressar no Consórcio Público ICISMEP.

Passo a passo dos atendimentos
O atendimento ao paciente começa na cidade onde ele reside. É o Posto de Saúde quem faz a seletiva, diante das necessidades do público alvo. A partir daí, o município consorciado toma todas as providências para que o paciente seja encaminhado e atendido com agilidade no Hospital. O transporte de saúde também é organizado pelos municípios, sendo que muitos utilizam o Transporta SUS, disponibilizado pelo ICISMEP.

Parceria de sucesso
O Hospital ICISMEP 272 Joias foi inaugurado há três anos e atualmente está sendo gerenciado pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS). A Instituição passou a ser responsável pela operacionalização e execução dos serviços de saúde, com o objetivo de aprimorar o atendimento à população e, ao mesmo tempo, garantir mão de obra qualifi cada e humanizada nos serviços prestados.