O Grupo Terapêutico de Artesanato da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Suzanópolis, em Suzano (SP), tem se consolidado como um espaço de cuidado que vai além da produção de peças criativas. Conduzido pela psicóloga Tayane Marins, o encontro reúne participantes em atividades que estimulam a coordenação motora, a concentração e, principalmente, a socialização.
Na edição mais recente, idosos e uma criança com síndrome de Down participaram da personalização de pratos com tecidos, resultando em peças únicas e cheias de significado. Mais do que trabalhos manuais, a atividade proporcionou momentos de convivência, acolhimento e fortalecimento da saúde mental e emocional.
Segundo a psicóloga responsável, a proposta do grupo é criar um ambiente de integração e bem-estar. “Esse grupo tem como principal objetivo promover uma socialização entre todos os participantes, criar um espaço de encontro, de acolhimento, que vai muito além da produção artística. Durante as atividades, trabalhamos a criatividade como ferramenta para aliviar a ansiedade, fortalecer vínculos e promover o bem-estar”, destacou Tayane.
Ela ressaltou ainda que a personalização dos pratos trouxe resultados surpreendentes: “Foram peças únicas, cheias de significado, que refletiram a identidade e a sensibilidade de cada participante. Foi um momento de muita interação, expressão e de cuidado com a saúde de uma forma leve e prazerosa.”
Com essa iniciativa, a unidade e o INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde), responsável pela gestão, reforçam o compromisso com a promoção da saúde integral, estimulando práticas que unem arte, bem-estar e comunidade.



