Em alusão à campanha Setembro Amarelo, mês dedicado à valorização da vida e cuidados com a saúde mental, o Hospital e Maternidade de Suzano (HMS) promoveu uma ação especial voltada para seus colaboradores.
Organizada pela Comissão de Humanização, a iniciativa presenteou cada profissional com um sachê de mel acompanhado de um bilhete inspirador com a mensagem: “Valorize a vida, deixe o mel da esperança adoçar cada momento.” O gesto simbólico teve como objetivo reforçar a importância do cuidado com a saúde mental, incentivar a empatia e transmitir esperança em meio às rotinas intensas do ambiente hospitalar.
Para Maria Mônica da Conceição Oliveira, colaboradora do setor Financeiro do HMS, a ação trouxe emoção e motivação: “Foi uma surpresa muito bonita. No dia a dia, a rotina hospitalar é intensa, e receber uma lembrança com uma mensagem tão significativa faz toda a diferença. É um gesto simples, mas que mostra que somos lembrados e valorizados. O mel simboliza doçura e renovação, e essa ação trouxe exatamente isso para nós: esperança e motivação para seguir em frente.”
Valorização da vida
O Setembro Amarelo chama a atenção para a necessidade de diálogo, acolhimento e prevenção do suicídio. Ao realizar a entrega da lembrança, a Comissão de Humanização reforçou o compromisso do hospital e do INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde), responsável pela gestão, com a valorização da vida e com a criação de um ambiente de trabalho mais leve, humano e acolhedor. O ato simples, mas cheio de significado, mostrou que cuidar de quem cuida também é uma forma de salvar vidas.



