Encontro reuniu equipe de saúde em diálogos sobre acolhimento, vulnerabilidades e estratégias de apoio emocional
A UBS Mata Virgem realizou uma ação especial do Setembro Amarelo conduzida pelo médico psiquiatra Diego Vieira da Silva e pela enfermeira Evania Michelle Querico, com a presença da gestora Fabiana Méa Cury e participação de todos os agentes comunitários de saúde.
O encontro apresentou a linha de cuidado voltada à prevenção do suicídio, problematizando situações de vulnerabilidade, formas de identificar pessoas em risco, abordagens adequadas ao paciente e etapas do atendimento. Também foi discutida a importância do acolhimento ao sofrimento psíquico e o impacto emocional, como o sentimento de culpa, em pessoas que tiveram contato próximo com casos de suicídio.
Durante a atividade, o Dr. Diego realizou um psicodrama com os ACSs, desencadeando reflexões sobre o autocuidado em saúde mental e sobre a atenção necessária àqueles que estão ao redor e podem estar pedindo ajuda de forma indireta.
“A iniciativa sensibilizou todos os participantes quanto à relevância do cuidado em saúde mental e reforçou o papel fundamental da atenção primária na prevenção do suicídio”, ressaltou o médico.




