Guiados pelo Afromix, os participantes ‘mexeram o esqueleto’ com ritmos africanos e brasileiros de forma lúdica e acessível
Para marcar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro, a UBS Chácara Santo Antônio organizou uma manhã especial dedicada à promoção da saúde, bem-estar e socialização da população idosa atendida pela unidade. A celebração aconteceu na Praça Haruo Uoya e teve como destaque uma animada sessão de dança conduzida por Elionete Rodrigues de Lima, integrante do grupo que apresentou aos colegas o Afromix, modalidade que mistura ritmos africanos e brasileiros de forma lúdica e acessível.
Mais do que um momento de lazer, a iniciativa buscou reforçar a importância de manter hábitos saudáveis em todas as fases da vida e reuniu sorrisos, música e muita energia. Entre os objetivos da atividade estiveram:
- Estimular a capacidade cardiovascular e a coordenação motora de maneira adaptada;
- Promover a flexibilidade e o fortalecimento muscular, favorecendo a autonomia e prevenindo quedas;
- Trabalhar memória e cognição por meio da memorização de coreografias simples;
- Combater a solidão e o isolamento social, criando um espaço de encontro e convivência.
Para Josiane Melo, gerente da UBS Chácara Santo Antônio, a celebração demonstrou que envelhecer com saúde vai além do cuidado clínico: “Momentos como este reforçam a importância de olharmos para o envelhecimento de forma positiva e ativa. A dança é uma forma de cuidado integral, pois beneficia o corpo, a mente e, sobretudo, promove a socialização, que é essencial para a qualidade de vida dos nossos idosos”, finaliza.



