Durante a ação, as enfermeiras coletaram 87 amostras para análise e distribuíram informações sobre a transmissão, diagnóstico e tratamento da tuberculose
Nos dias 24, 26, 29 e 30 de setembro, a UBS Mata Virgem realizou um mutirão voltado à busca ativa de sintomáticos respiratórios na comunidade. A iniciativa teve como objetivo fortalecer as ações de prevenção e controle da tuberculose, ampliando a detecção precoce da doença.
Durante o mutirão, os pacientes foram acolhidos e receberam orientações sobre a tuberculose, incluindo informações sobre formas de transmissão, diagnóstico e tratamento. Nos casos em que foram identificados sintomas respiratórios, a coleta de baciloscopia foi realizada de imediato, garantindo agilidade no processo de investigação. Como resultado, foram coletadas 87 amostras para análise.
Para a enfermeira Gabrielly dos Santos, a ação representa um avanço significativo na atenção à saúde da comunidade: “Quando conseguimos orientar e investigar rapidamente os sintomas, como fizemos no mutirão, aumentamos as chances de tratamento eficaz e reduzimos a transmissão da doença. Essa é uma ação que fortalece a saúde coletiva e mostra o impacto positivo do trabalho em equipe junto à população”, destacou.
Além de Gabrielly, a atividade também contou com a participação das enfermeiras Tereza Carla de Macedo, Kely Shirley da Silva, Viviane Galdino, Luana Izaura Andrade e Evania Michelle Querico, com o apoio dos agentes comunitários de saúde e do agente de promoção ambiental da unidade.



