por comunicacaowp | nov 29, 2024 | Institucional, intranet, Notícias
O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) está implementando um novo processo de contratação digital, com o objetivo de tornar as admissões mais rápidas, práticas e sustentáveis. A iniciativa, que já está em funcionamento no Hospital de Guarapiranga e em fase de implantação no Hospital de Brotas, busca reduzir a burocracia, eliminar o uso excessivo de papel e garantir maior segurança das informações, beneficiando tanto os novos colaboradores quanto as equipes de Recursos Humanos (RH) e Departamento Pessoal (DP).
O processo de admissão digital simplifica a jornada do candidato e dos setores envolvidos. Após a aprovação no processo seletivo, o candidato recebe um link por e-mail ou mensagem para acessar o sistema de admissão. Por meio dele, o colaborador pode preencher seus dados, anexar os documentos necessários e realizar a assinatura digital de contratos e formulários. A equipe de RH valida as informações diretamente na plataforma, otimizando ajustes quando necessários.
A digitalização do processo de admissão traz uma economia significativa de tempo. Enquanto o modelo tradicional pode levar dias devido à entrega presencial de documentos e assinatura física. O digital permite concluir o processo em poucas horas ou até em um dia, dependendo da agilidade do candidato em fornecer as informações e documentos. Segundo estimativas, o tempo necessário para a admissão deve ser reduzido em até 40%.
Segundo o Diretor de TI, Luciano Lemos, o processo digital só traz melhorias. “O principal ganho é a integração com o RM/TOTVS/folha e o ganho de produtividade devido à redução do tempo de execução do processo. Nos deparamos com alguns desafios dada às peculiaridades inerentes a cada região onde temos unidades. Estamos programando, em alinhamento com a gerência DP, implantar até novembro de 2025 nas demais unidades do INTS. Para isso, estamos contando com forte apoio da gerência de TI e da equipe de sistemas da TI.”
O INTS planeja expandir a contratação digital para todas as unidades sob sua gestão. Com o avanço da tecnologia e a experiência positiva nas primeiras implantações, a expectativa é que, em breve, todos os novos colaboradores sejam admitidos de maneira 100% digital, reforçando o compromisso da instituição com a inovação e a eficiência nos processos internos.
Essa modernização reflete não apenas uma adaptação às tendências tecnológicas, mas também o cuidado com a experiência dos colaboradores e a sustentabilidade, reduzindo o impacto ambiental com o uso de menos papel.
por comunicacaowp | nov 21, 2024 | Institucional, intranet, Notícias
O Dia Mundial da Qualidade, que é comemorado sempre na 2ª quinta-feira de novembro, foi celebrado com uma série de ações especiais na sede e nas unidades do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) nesta quinta-feira, 14 de novembro. O evento, que tem como tema anual, instituído pela ONU, “Qualidade: da conformidade ao desempenho”, visa reforçar a importância da gestão de qualidade e a busca constante pela melhoria de processos dentro das organizações.
A data, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1990, tem o objetivo de promover a reflexão sobre a qualidade no ambiente corporativo e sua contribuição para a satisfação dos clientes. A comemoração ocorre durante a Semana Mundial da Qualidade, que, em 2024, acontece entre 11 e 15 de novembro, com ações que abrangem empresas de todo o mundo.
Atividades lúdicas e interativas promovem a cultura de qualidade
No INTS, a semana foi marcada por uma série de ações educativas, cards informativos e dinâmicas voltadas para os colaboradores, com o intuito de reforçar a importância do trabalho em equipe e da qualidade no atendimento e nos processos internos. Entre as iniciativas, foi realizado um jogo de tabuleiro na sede, em Salvador, no qual os participantes jogaram dados e, a cada etapa, responderam perguntas sobre gestão de qualidade para avançar no jogo. Essa atividade teve como objetivo consolidar de maneira lúdica os conceitos fundamentais da qualidade, como o papel de cada colaborador na construção de uma cultura organizacional voltada para a excelência.
Na UPA Oropó, os colaboradores tiveram a oportunidade de participar da montagem de um quebra-cabeça temático sobre a semana da qualidade em Bertioga. Durante a atividade, eram apresentados cards que explicavam as ações e boas práticas do setor de qualidade, permitindo aos participantes uma visão mais clara sobre o trabalho desenvolvido na área. O enfermeiro Lucas Oliveira, coordenador do SAMU Bertioga, compartilhou sua experiência: “Participei da montagem do quebra-cabeça sobre a semana da qualidade, achei dinâmico, tive a oportunidade de conhecer melhor o que o setor da qualidade faz através dos cards. Achei bem legal, é sempre importante conhecermos um pouco melhor o setor do outro”.
Outra ação de destaque foi a aplicação da ferramenta dos 5 Porquês, conduzida pela enfermeira Ana Paula, da UPA Oropó. A atividade educativa, voltada para a identificação das causas raiz de problemas e a promoção da melhoria contínua, foi aplicada de forma prática e didática. Os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar a metodologia em uma dinâmica que envolvia o desenvolvimento de soluções para não conformidades com base em exemplos reais vividos na unidade.
Segundo Ana Paula Pereira, enfermeira da qualidade, “Acreditamos que a adoção dessa metodologia contribuirá ainda mais para a eficiência dos nossos processos e a melhoria constante dos nossos serviços”. A ação foi um sucesso, com grande participação e engajamento dos gestores e líderes, que saíram mais capacitados para aplicar a ferramenta em seu dia a dia, promovendo um ambiente de trabalho mais proativo e eficiente.
Taneide Lago, Gerente de Qualidade e Compliance do INTS compartilhou sobre as iniciativas: “Essas ações têm o objetivo de envolver todos os colaboradores, tornando a qualidade uma responsabilidade compartilhada”, afirmou Taneide. Segundo ela, a integração e o engajamento dos profissionais são fundamentais para que os princípios de qualidade sejam aplicados de forma eficaz em todas as áreas da instituição.
Além disso, o INTS tem investido em treinamentos e na disseminação de boas práticas de gestão de qualidade, alinhando as operações às exigências do mercado e sempre buscando a inovação e a melhoria contínua.
Confira atividades realizadas em outras unidades
Hospital de Brotas – Ação “Você foi Notado”
No Hospital de Brotas, a ação consistiu em identificar os elogios enviados à Ouvidoria sobre os colaboradores e, em seguida, compartilhar esses feedbacks de forma personalizada. Cada colaborador reconhecido recebeu um mimo especial.
Objetivo: Valorizar as contribuições dos colaboradores, fomentar o sentimento de pertencimento e engajamento, além de destacar a importância do atendimento humanizado e da excelência no cuidado com os pacientes.
CSI Itaquaquecetuba – Frutos da Qualidade
Uma roda de conversa reuniu os colaboradores para refletir sobre os ganhos proporcionados pelos processos de qualidade na unidade. Durante a atividade, foi criada a Árvore da Qualidade, em que cada colaborador preenchia um “fruto” descrevendo uma melhoria alcançada. Como lembrança, cada participante recebeu uma plantinha para cuidar, simbolizando a necessidade de “cultivar” os processos de melhoria contínua.
Objetivo: Reforçar o senso de pertencimento e o zelo pelos processos internos, fortalecendo o engajamento da equipe.
Hospital de Bertioga e SAMU – Dia da Qualidade
Foram promovidas diversas ações, incluindo a divulgação de cards relacionados à qualidade e a aplicação de um quebra-cabeça temático. Também foi realizada uma dinâmica interativa, na qual os colaboradores retiravam papéis que revelavam funções e responsabilidades do setor da qualidade, criando um ambiente descontraído de aprendizado.
Objetivo: Disseminar a cultura da qualidade e promover o entendimento sobre as funções desempenhadas pelo setor.
CS Itaquaquecetuba – Aculturamento em Qualidade
A unidade trabalhou a conscientização sobre a importância da qualidade com sua equipe, por meio de explicações sobre os benefícios de uma cultura de qualidade bem implantada. Criou-se uma parede com as ações realizadas pela qualidade, registrando o momento com fotos.
Objetivo: Promover o aculturamento e reforçar a relevância da qualidade no ambiente de trabalho.
Hospital Dia Cidade Ademar (HDCA) – Quiz Interativo
No HDCA, foi realizada uma atividade lúdica com o objetivo de disseminar a Gestão da Qualidade e a Segurança do Paciente. Para isso, foi preparado um Quiz com questões sobre Missão, Visão e Valores, Política da Qualidade e Metas Internacionais de Segurança, direcionado às equipes assistenciais e administrativas. A dinâmica contou com perguntas de verdadeiro ou falso, facilitando a fixação das informações.
As atividades iniciaram com dois grupos por vez, tendo continuidade ao longo de todo o dia, totalizando 60 participantes. Ao final, cada colaborador recebeu um brinde simbólico e uma mensagem de agradecimento, reforçando que, quando falamos de qualidade, todos ganham.
Objetivo: Estimular a troca de experiências, esclarecer dúvidas e criar um ambiente de aprendizado com um toque de competição e alegria. A interação demonstrou o engajamento da equipe, que participou ativamente do quiz, aproveitando o momento para fortalecer o conhecimento sobre qualidade.
Hospital Municipal de Guarapiranga (HMG) – Gincana da Qualidade
O HMG promoveu uma gincana divertida para celebrar a Semana da Qualidade, reunindo as equipes assistenciais e administrativas em momentos de integração e aprendizado. A atividade consistiu em uma corrida interativa, com casas desenhadas no chão. As equipes jogavam um dado e avançavam no tabuleiro, enfrentando desafios como quiz sobre segurança do paciente e situações de “sorte ou revés”.
As ações abrangeram todos os turnos, alcançando colaboradores dos plantões diurno e noturno, totalizando uma ampla participação. A cada rodada, os times testavam seus conhecimentos, fortalecendo a cultura de qualidade e reforçando práticas que garantem um atendimento seguro e eficiente.
Objetivo: Estimular a troca de experiências, promover o engajamento e tornar o aprendizado sobre qualidade leve e divertido, em um ambiente de cooperação e entusiasmo.
por comunicacaowp | nov 5, 2024 | Institucional, intranet, INTS 15 anos, Notícias
O Instituto foi fundado na Bahia com apenas 6 pessoas e, atualmente, possui mais de 15 mil colaboradores espalhados pelo Brasil.
O ano é de celebração para o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), que completa 15 anos, no dia 05 de novembro. Fundada em 2009, a organização social reúne ao longo dos anos uma trajetória de sucesso. Com mais de 15 mil colaboradores e presente em mais de 120 unidades de saúde, de diferentes portes, como hospitais, maternidades e pronto-atendimentos, em capitais e cidades do interior. Se destaca pela atuação em estados como Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Alagoas e Sergipe. Entre os destaques estão a UPA Brotas (Salvador), o Hospital Dia Santo Amaro (SP), o Hospital Municipal de Guarapiranga (SP), a Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, em Aracaju (SE), entre outros. O Instituto se destaca pelo trabalho humanizado e implantação de tecnologias para uma saúde pública cada vez mais eficaz.
Focado em pesquisas e inovações de práticas tecnológicas para gestão pública e operação de unidades de saúde no Brasil, o INTS desenvolve, customiza e implanta sistemas completos e robustos para operação e gestão, que englobam desde a área de pré-atendimento do cidadão, cadastro e navegação dentro da unidade de saúde, até o gerenciamento total do mesmo pela Central de Regulação, Secretaria de Saúde e Gabinete do Prefeito. Alguns exemplos de recursos tecnológicos estão, atendente virtual para colaboradores, uso de inteligência artificial para auxílio de diagnósticos, consultas por telemedicina, unidades assistenciais informatizadas, uso de tablets para agentes comunitários de saúde e registro digital beira leito.
O Instituto oferece também implantação e desenvolvimento de sistemas integração para gerenciamento e operação da área pública, consultoria e implementação de BI (Business Inteligence) e BA (Business Analytics). Atuante em municípios de diferentes regiões do Brasil, destaca-se também pelas ações de promoção à saúde com projetos itinerantes através do Instituto de Responsabilidade Social (IRSI), a exemplo do ‘Cuidando de Quem Cuida’ (BA), ‘Saúde Vascular (SP), Telemedicina (SP) e Mãe Aracaju (SE), que oferecem à população exames gratuitos como densitometria óssea, eletrocardiograma, mamografia digital, monitoramento holter, teste ergométrico, entre outros.
Além da gestão de unidades, gerenciamento de profissionais de saúde e desenvolvimento tecnológico, o INTS também se destaca em outras iniciativas. A intervenção Assistida por Animais (IAA), por exemplo, é um dos marcos da gestão INTS. Uma intervenção estruturada e orientada que incorpora animais com o propósito de obter benefícios terapêuticos para os seres humanos no âmbito da saúde, educação e em organizações sociais. Já foi implantada em unidades de Salvador e de São Paulo. Todas as visitas seguem as regras de segurança preconizadas pela Comissão de Humanização e pelo SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar).
As cirurgias pediátricas com humanização também reforçam a gestão diferenciada do Instituto. No Hospital Dia Cidade Ademar (SP), foi lançado o projeto “Pequenos Heróis”, tornando o momento da cirurgia mais acolhedor para as crianças que enfrentam procedimentos cirúrgicos. Entendendo que a cirurgia pode ser uma situação assustadora para as crianças e seus pais, o projeto foi lançado com uma abordagem humanizada e lúdica para transformar a experiência. Durante todo o processo, as crianças são convidadas a se tornarem verdadeiros heróis, com fantasias especiais e capas que simbolizam sua força e bravura.
Certificações e Premiações
O INTS tem amplo reconhecimento na área, com certificação ISO 9001 e Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) devido à atuação há mais de uma década. Conquistou o selo de Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação) para 11 unidades gerenciadas pelo Instituto e segue investindo em melhorias para que novos equipamentos também sejam acreditados. A ONA é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.
Neste ano de 2024, também foi contemplado no 1º lugar do Prêmio Júlia Lima, com a apresentação do Projeto “I Love Mama”. Uma iniciativa que visa reduzir o tempo de espera das pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Dia Santo Amaro, focando na otimização do diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. Além da premiação, o INTS apresentou 16 trabalhos científicos, evidenciando seu compromisso com a inovação e a qualidade na assistência à saúde.
Comemoração aos 15 anos
Para celebrar os 15 anos do Instituto, foi produzido um livro para contar a sua história, marcada por muitas conquistas e desafios. Foram nove meses para a produção do livro INTS 15 ANOS: Do Sonho ao Legado para a Saúde Pública Brasileira. Para o levantamento do conteúdo, mais de 20 pessoas foram entrevistadas, entre gestores e colaboradores. Pessoas que fazem parte do time e possuem relatos e vivências surpreendentes. O lançamento do livro será realizado em Salvador (25) e em São Paulo (26). Para saber mais sobre os 15 anos do Instituto, acesse: https://ints.org.br/15-anos/
por comunicacaowp | out 3, 2024 | Institucional, intranet, Notícias
“Liderar com amor é um ato revolucionário.” Essa foi uma das frases marcantes da 30ª edição da Super Live, realizada na terça-feira, 1º de outubro. A Super Live é um encontro online semanal que fortalece a conexão entre as lideranças do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS). Ian Cunha (Superintendente Geral), Alan Kertzman (Diretor Geral) e Neyla Dantas (Gerente de RH) lideram este momento de integração todas as terças-feiras. Nesta edição especial, o encontro contou com a participação de um convidado renomado na arte da liderança.
O tema da live foi “Líder em Alta Definição” e o convidado especial foi Mike Oliveira, fundador do Instituto Brasileiro de Liderança e host do podcast Líder HD. Os conteúdos de Mike já vinham sendo recomendados ao longo dos últimos episódios, devido à sua relevância e impacto no campo da liderança. Durante a Super Live, ele compartilhou características essenciais para uma liderança bem-sucedida, reforçando que, além de diálogo e comprometimento, um bom líder precisa também cuidar de si mesmo e desenvolver autoconhecimento.
Reconhecido como uma referência em liderança e desenvolvimento profissional no Brasil, Mike Oliveira dedica-se a capacitar líderes e gestores em diversas áreas. Seu podcast, Líder HD, é amplamente conhecido por abordar temas de liderança, gestão de equipes e desenvolvimento pessoal. Com uma audiência expressiva, Mike entrevista especialistas e oferece insights valiosos e práticas eficazes que podem ser aplicadas no dia a dia das organizações.
Em uma de suas falas mais impactantes na live, Mike afirmou: “Liderar com amor é um ato revolucionário. Estamos em uma instituição que cuida da saúde das pessoas, e não podemos admitir que alguém fique doente aqui dentro. Temos que transbordar cura, prosperidade e alegria. Nós só entregamos o que temos, e só somos capazes de entregar o que somos. Portanto, uma boa liderança é aquela que se cura, que enfrenta seus traumas, conhece suas imperfeições e tem clareza sobre suas crenças. Liderança é sobre ousar ser humano.”
Segundo Mike, a grande revolução é a revolução da própria consciência. “Queremos relações mais humanas, profissionais interessados, que ‘vistam a camisa’, sejam curiosos e tenham a habilidade de ouro deste século: a capacidade de aprender. Todo profissional, especialmente os líderes, deveria mergulhar dentro de si para encontrar seu eixo e fazer uma boa entrega. Hoje, um bom profissional é aquele com a mente aberta; um bom líder é aquele com o coração aberto.”
Alan Kertzman destaca que “Mike conseguiu abranger temas delicados de maneira leve, conseguiu tocar em assuntos super sensíveis na área da liderança de uma maneira agradável. De uma maneira que a gente consegue convencer todo mundo de que esse é o caminho a seguir. Mike fez uma mudança na cabeça de muita gente aqui. E muita gente se emocionou com várias falas.” Neyla complementa que “quando alguém escolhe seguir pelo caminho de liderança e muitos se sentem muito prontos para esse processo olhando muito pelo seu conhecimento técnico, nem sequer tem conhecimento de tamanha é a sua responsabilidade no que tange as pessoas. E de fato, sim, a responsabilidade de um líder é muito grande. E eu me emocionei muito com a fala do Mike porque traz muito do nosso propósito.”
Definitivamente foi um episódio muito especial. O chat da transmissão lotou de mensagens de agradecimento e felicidade por terem vivenciado um momento de tanto conhecimento e transformação. Para fechar com chave de ouro, Mike surpreendeu a todos ao sortear três cursos com ele para os espectadores da Super Live. Sua mensagem final foi poderosa e reflexiva: “Abre o coração porque a vida fica melhor. Abre o coração porque você vai conseguir colocar a tua essência. Feliz é aquele profissional, seja líder ou não, que consegue colocar o coração no que faz.”
por comunicacaowp | ago 15, 2024 | Institucional, intranet, Notícias
Unidades e sede do INTS homenageiam pais através de eventos e iniciativas personalizadas
Em homenagem ao Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto, a sede e as unidades de saúde sob gestão do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) promoveram ações a partir do tema “Pai: No esporte da vida, você é medalha de ouro”. As iniciativas foram marcadas pela entrega de brindes personalizados, rodas de conversas, palestras, cafés colaborativos e games.
No final de julho, o INTS começou a incentivar os gestores de cada unidade a promover momentos de integração e troca de experiências voltados para os funcionários que, para além de suas funções profissionais, também são pais. Simultaneamente às olimpíadas, as unidades foram encorajadas a abordar a temática do papel dos pais como verdadeiros “campeões” na vida e na educação de seus filhos.
Um dos destaques foi a ação realizada na Região SACA, onde fizeram um café da manhã e uma competição amistosa; as “Olimpíadas dos Pais”. Já nas unidades de Itaquaquecetuba, foi montado um painel com foto dos colaboradores acompanhados da sua figura paterna, além de entregarem uma medalha feita a mão e um bombom para cada pai que trabalha nas unidades. Um dos colaboradores, o Técnico em Enfermagem Luciano Ferreira, aprovou a iniciativa. “A ideia da medalha em meio às olimpíadas foi muito legal e criativa. Fiquei feliz em ter sido lembrado nessa data, que é tão importante”.
Em Guarapiranga, além da entrega de bombons e uma atividade especial, transmitiram a animação “O farol (Lighthouse)”, que trouxe uma reflexão sobre a relação entre pai e filho. Após a exibição, foi feita uma roda de conversa, onde puderam compartilhar experiências pessoais e discutir as problemáticas atuais relacionadas à educação e ao fortalecimento dos laços familiares. Na UPA Oropó, foi feito um café colaborativo, junto à entrega de lembrancinhas personalizadas com foto para os pais que trabalham na unidade; ação também realizada na sede, em Salvador, onde foram distribuídas canetas para os colaboradores, com o slogan da ação, em conjunto com as fotos deles junto aos seus filhos.
Outras unidades como o Hospital Municipal de Bertioga e a Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, em Aracajú, também não ficaram de fora. Em Bertioga foram entregues brindes a todos os pais da unidade e na MMLN foi realizada uma palestra com o tema “Como criar filhos emocionalmente saudáveis”, apresentada pelo psicoterapeuta e hipnoterapeuta, Diego Santiago.
Todas essas atividades dedicadas aos pais do time INTS refletem a dedicação e carinho com o funcionário. Cada unidade contribuiu com ações personalizadas para fortalecer laços e promover um ambiente cada vez mais unido. Afinal, ao valorizar os pais, o INTS reforça seu compromisso com a satisfação e reconhecimento desses colaboradores, celebrando a importância de cada um tanto no profissional quanto no pessoal.
por comunicacaowp | jul 25, 2024 | Institucional, intranet, Notícias
Entre os dias 08 e 17 de julho, lideranças do Departamento Pessoal do INTS – Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde, percorreram unidades, sob gestão do Instituto, para realizar visitas técnicas e treinamentos. Esta é mais uma ação do Departamento de Administração de Pessoas da Sede Coorporativa, com o objetivo de desenvolver, reciclar e promover a troca de experiências e conhecimentos, além de garantir a qualidade da prestação de serviços entre as unidades e a sede corporativa.
Com o tema ‘Departamento Pessoal do Zero, Práticas e Embasamento Legal’ e com apresentação do Coordenador do Departamento Pessoal Corporativo, Fábio Alves, os treinamentos contaram com a presença de mais de 60 colaboradores do INTS, sendo desde profissionais do departamento pessoal até convidados das áreas administrativa, financeira, recursos humanos, prestação de contas e contabilidade.
As unidades beneficiadas por esta iniciativa foram Minas Gerais, Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Guarapiranga e Região SACA. Os temas abordados percorreram por: Rotinas do Departamento Pessoal, Obrigações Acessórias Trabalhistas, Legais, Governamentais, prazos e processos operacionais.
O Gerente de Administração de Pessoal, Marcelo Carvalho, também esteve presente nesses momentos e afirma: “tenho a satisfação de, ao lado de Fábio, cumprir esse importante compromisso com as equipes, de reciclar os conhecimentos em relações trabalhistas, dando a eles mais autonomia e celeridade na solução dos problemas e orientação aos nossos colaboradores”.
Greice, líder dos supervisores de Minas Gerais, comenta sobre esta experiência ofertada pelo DP: “estamos passando hoje pelo treinamento para alinharmos todas as informações e passar conhecimento para todos os nossos colaboradores, com isso vamos atender melhor todos os nossos municípios”.
Com isso, o INTS reafirma seu compromisso de qualificar os seus colaboradores, desenvolvendo-os para ofertar, cada vez mais, uma prestação de serviços de qualidade para os nossos clientes.